domingo, 27 de abril de 2008

CinePresidência da República

Dia 2 de Abril, o CinePUC Documentário exibiu o filme "Anos JK - Uma trajetória política" (1980), na sala k102 às 19h. O fime, que fechou o ciclo em homenagem ao cineasta e nosso professor Silvio Tendler, foi o primeiro longa de carreira de Silvio e com um enorme sucesso de público já demonstrava o futuro promissor do cineasta.
Infelizmente Silvio estava viajando na data da exibição e não pode participar do debate como haviamos previsto, realmente uma pena.

Sinopse: "1954: suicídio de Getúlio Vargas. 1955: crise política ameaça a posse do presidente eleito, Juscalino Kubitschek. 1956: JK assume a presidência. Promete democracia e desenvolvimento. Supera crises e crises. Começa a construção de Brasília. Brasil muda de tom. 1960: JK inaugura Brasília. 1961: JK dá posse a seu sucessor Jânio Quadros. Sete meses depois Jânio renuncia. Crise. 1964: Golpe Militar instaura ditadura. JK é cassado. Dez anos de história. Muitas crises. O governo JK é um exercício de democracia. O Brasil ferve. Os anos JK. Ver para não esquecer. Margarida de Prata, CNBB Festival de Gramado Melhor Montagem Prêmio Especial do Júri Associação Paulista de Críticos de Arte Melhor Montagem."

Nenhum comentário: