terça-feira, 25 de março de 2008

CineDeposição Presidencial

Dia 26 de Março, quarta-feira, 19h na 102k é dia de CinePUC Documentário. Ainda com nosso ciclo sobre Silvio Tendler apresentaremos uma clássico dos anos 80, mais precisamente 1984: "Jango – Como, quando e porque se depõe um Presidente da República". Após a sessão haverá debate, com a mestra e especialista na obra de Silvio, Marcia Paterman.

Sinopse:
Rodado em 1984, Jango retrata a carreira política de João Belchior Marques Goulart, presidente deposto pelos militares em 1º de abril de 1964. Na obra, Tendler procurou mostrar a política brasileira da década de 60, desde a candidatura de Jânio Quadros, passando pelo golpe militar, as manifestações da UNE e os exílios. O filme é narrado pelo ator José Wilker e conta com depoimentos de Magalhães Pinto, Aldo Arantes, Raul Ryff, Afonso Arinos e Francisco Julião, entre outros.

Curiosidade: É a segunda maior bilheteria da história do documentário brasileiro, tendo atraído um milhão de espectadores ao cinema. O primeiro e o terceiro filmes da lista também são de Silvio Tendler: O Mundo Mágico dos Trapalhões (com um milhão e 800 mil espectadores) e Anos JK (com 800 mil espectadores).

Nenhum comentário: