domingo, 27 de abril de 2008

CineImagem e Música

No dia 30 de Abril, após uma breve pausa das atividades, o CinePUC Documentário retorna com o ciclo Imagem e Música, apresentando filmes documentários sem nenhum tipo de diálogo ou narração. São filmes feitos para que o espectador se deslumbre com as imagens que vê e com a trilha musical que ouve.

Abrimos este interessante ciclo com um verdadeiro cult dos anos 80 "Koyaanisqatsi - Uma vida fora de equilíbrio". Filme que é o primeiro e mais aclamado da triologia QATSI, que foi lançada pelo cineasta Godfrey Reggio, acompanhadas das envolventes trilhas compostas por Philip Glass. O filme exibe impressionantes imagens, de variadas partes dos EUA, concebidas pelo fotógrafo Ron Fricke. Tamanha a beleza e grandiosidade destas imagens, que o filme tem o poder de produzir nos expectadores uma nova visão sobre a humanidade, e nos faz pensar sobre o impacto que a nossa vida tem sobre o planeta Terra.

Curiosidade: A palavra koyaanisqatsi tem origem na língua Hopi e quer dizer "vida desequilibrada", ou "vida louca". O significado é revelado ao final do documentário antes da apresentação dos créditos. No final do documentário são cantadas três profecias do povo Hopi em sua própria língua, as quais também têm suas traduções apresentadas antes dos créditos.

Nenhum comentário: