terça-feira, 11 de março de 2008

CineMemória Estudantil

Retornamos de férias com a bola toda. O CinePUC Documentário realizará sua primeira sessão de 2008 nesta quarta-feira, 12 de Março, às 19h, como sempre na sala 102K da PUC-Rio.
Nosso primeiro ciclo é dedicado ao premiadíssimo cineasta, e tambem professor de nossa universidade, Silvio Tendler. Durante as próximas quatro semanas, projetaremos algumas de suas principais obras, dentro da extensa gama produzida ao longo de sua carreira.

Na primeira sessão veremos "Memórias do Movimento Estudantil", de 2007. O filme faz parte de um grande trabalho de reconstituição da história da militância dos estudantes no Brasil. A Petrobras, a Funbdação Roberto Marinho, a União Nacional dos Estudantes - UNE, o Museu da República e a TV Globo apoiaram esse primoroso trabalho que resultou em um livro, "Memórias Estudantis - Da fundação da Une aos dias nossos dias", de Maria Paula Araújo alem de dois documentários dirigidos por Silvio Tendler:
- "Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil", com 53 minutos de duração.
- "O afeto que se encerra em nosso peito juvenil", com 50 minutos de duração.

Após a sessão haverá debate como sempre. Marcia Paterman, recem mestrada pela PUC-Rio, e especialista na obra de Silvio Tendler, estará presente. Quem é vivo, compareça!

Nenhum comentário: