quarta-feira, 19 de março de 2008

CineLabirinto Glauber

Continuamos nosso empolgante ciclo de Silvio Tendler nesta quarta-feira, 19 de Março de 2008, ás 19h na sala k102. Desta vez projetaremos "Glauber - o filme, labirinto do Brasil", de 2003, uma obra dedicada a memória de Glauber Rocha, o baiano que foi um dos maiores cineastas da história do cinema nacional.

É um documentário sobre a vida e a morte de Glauber. O velório filmado em 1981, o enterro, a dor, unidos a depoimentos de quem acompanhou e conheceu essa brilhante personalidade compõe a trama do filme. Após a sessão haverá debate com Márcia Paterman, que acab de defender uma dissertação sobre a obra de Silvio. Compareçam!

por Marcelo Janot
"Glauber - O Filme demonstra um incrível poder de comunicação, comprovado pela reação calorosa e emocionada da platéia em Brasília, que lhe concedeu o prêmio do júri popular. O encanto causado pela (re)descoberta do cinema e das idéias de Glauber Rocha foi tamanho que nos dias seguintes, segundo reportagem de um jornal local, os filmes de Glauber sumiram das prateleiras das videolocadoras da cidade."

3 comentários:

Clóvis Gorgônio disse...

Amigos, não encontrei outra via de contato, então, vai por aqui mesmo.
Meu nome é Clóvis Gorgônio, trabalho no Núcleo de Memória da Pós-graduação e da Pesquisa na PUC-Rio, e também participo de um projeto com o TecGraf/PUC-Rio.
Estou com o seguinte problema cinematográfico: precisamos de uma cópia do filme "Porto das Caixas", do Saraceni, a qual é comercializada pelo projeto Programadora Brasil (www.programadorabrasil.org.br), porém, apenas para cineclubes e afins. Vocês conhecem a Programadora Brasil, tem acesso, poderiam nos ajudar?
Abraços, Clóvis

Pedro Simão disse...

Clóvis,
Me passa teu e-mail.
Conheço a Programadora Brasil sim. E só não comprei os filmes deles pois estão caros (e olha que o projeto foi feito para vender os DVDs a um preço teoricamente acessível).
Eles vendem séries de DVDs para serem exibidos com um limite de tempo... Acho que não vendem um filme avulso. Mas se você quiser comprar uma série em nosso nome, sinceramente não vejo problema nenhum.
Procure o filme tambem na Cinemateca do MAM, no CTAV (Centro Técnico Audiovisual) e as vezes vale a pena contactar o próprio cineasta.
Em último caso até EMULE e TORRENT nos salva.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Prezado Pedro, só agora vi a resposta, não sou muito bloguista, prefiro as coisas pessoa-a-pessoa, que já andamos distantes o suficiente.
Encontrei uma cópia no CCBB, tenho que ir lá. Obrigado pela oferta, mas não nos interessaria comprar nenhum outro, só esse, para uma pesquisa específica.
Visite nosso site em www.ccpg.puc-rio.br/memoriapos, ou pela entrada no site da PUC, na página principal, Núcleo de Memória.
Nosso email é memoriaposgraduacao@puc-rio.br
Abraço, Clóvis Gorgônio