segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Cine Nordeste

Próxima quarta-feira, 17 de Setembro, o CinePUC Documentário projetará em suas telas dois dos mais importantes filmes da história do cinema nacional. "Aruanda", de Linduarte de Noronha e "Viramundo" de Geraldo Sarno. São dois filmes clássicos dos anos 60, da geração do CPC e cinema-novo, que fazem o resgate da história e da identidade nacional, e abordam mais especificamente os dramas das populações nordestinas.

A grande surpresa do dia será a presença do diretor Geraldo Sarno, que completa neste ano de 2008, 70 anos de idade. Será uma honra receber e homenagear este cineasta que é um dos maiores documentaristas do Brasil, tendo retratado nosso país e nosso povo como nenhum outro.

Sinopses:
- Aruanda (1960/20min): Aruanda é um marco do cinema brasileiro. O filme de Linduarte Noronha surpreendeu as platéias do Rio de Janeiro e São Paulo quando de suas primeiras exibições, em 1960. A história da formação e da sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Paraíba aparecia na tela com imagens a um só tempo líricas e rudes. Um narrador (o próprio Linduarte) explicava a saga daquela gente e a fotografia de Rucker Vieira revelava um jeito novo de olhar o Brasil.

- Viramundo (1965 /40min): Um documento sobre os nordestinos que atraídos pela riqueza do sul, chegam a São Paulo para procurar emprego melhor que o da roça. Mostra o fim da ilusão, a vontade de voltar e o remédio da grande cidade ao desemprego e à miséria: a caridade e a fuga pelo misticismo

Nenhum comentário: