terça-feira, 6 de novembro de 2007

CineConsciência Negra

Novembro é o mês da Consciência Negra no CinePUC Documentário. Devido a proximidade da data de "Zumbi dos Palmares", em 20 de Novembro, foi decidio criar um ciclo dedicado especialmente a reflexão racial. Com o apoio do Nirema, planejamos promover pelo menos um debate com a presença de um especialista na temática. Até semana que vem confirmaremos ainda um filme vindo diretamente de cineastas da Africa do Sul, um achado.

Inauguramos o ciclo, no dia 7 às 19h30 na sala k102, com o filme "Eu, um negro" (Moi, un noir - 1958) dirigido pelo mestre dos mestres francês Jean Rouch. Na obra, o diretor e etnografo propõe uma incrível e inovadora mescla de realidade e ficção para compor no filme uma atmosfera totalmente documental. Os ambientes são reais, as relações com as pessoas nas ruas são reais, tudo é real, menos os seus protagonistas. O resultado é politicamente impactante e revelador.

Sinopse: Jovens nigerienses deixam sua terra natal para procurar trabalho na Costa do Marfim. Desenraizados em meio à civilização moderna, acabam chegando a Treichville, bairro operário de Abdijam. O herói, que conta sua própria história, se auto-denomina Edward G. Robinson, em honra ao ator americano. Da mesma forma, seus amigos escolhem pseudônimos destinados à lhes forjar, simbolicamente, uma personalidade ideal.

Nenhum comentário: